Após zerar tarifaço, Trump promete ‘grande notícia’ ao Brasil
- Midia Mix Digital

- há 1 hora
- 2 min de leitura
Trump promete “grande notícia” e surpreende ao retirar tarifas de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros, medida que passa a valer retroativamente e beneficia setores como carne, café e frutas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta-feira (20), em conversa rápida com jornalistas na Casa Branca, que divulgará uma “grande notícia” nesta sexta-feira (21). A declaração foi feita durante uma aparição inesperada na sala de imprensa, por volta das 20h no horário local. Trump não detalhou o teor do anúncio e também não confirmou se ele envolverá diretamente o Brasil.
Mais cedo, o governo americano publicou uma ordem executiva assinada por Trump determinando a suspensão imediata das tarifas de 40% sobre a importação de uma série de produtos agrícolas brasileiros. A medida tem efeito retroativo ao dia 13 de novembro e inclui itens como café, carne bovina, frutas, petróleo e peças de aeronaves — alguns dos principais produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos.
Além de eliminar a sobretaxa imposta durante o início do tarifaço, o documento exige que os impostos cobrados desde a última quinta-feira (13) sejam reembolsados às empresas afetadas.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores afirmou ter recebido a decisão com “satisfação” e destacou que a revogação da tarifa adicional beneficia diversos tipos de carne, café e frutas como manga, coco, açaí e abacaxi. “O governo brasileiro reitera sua disposição para continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas”, diz o Itamaraty.
O comunicado também enfatiza que a ordem americana cita a conversa telefônica entre os presidentes em outubro e menciona recomendações feitas por altos funcionários sobre os avanços nas negociações bilaterais.
A retroatividade da medida ao dia 13 de novembro coincide com a data da reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ocorrida em Washington, reforçando a articulação diplomática que antecedeu o anúncio.
Agora, resta saber se a “grande notícia” prometida por Trump para sexta-feira terá novo impacto direto sobre a relação comercial Brasil–Estados Unidos.
Fonte: Bacci Noticias







Comentários