
Um vídeo registrado em Vilhena (RO) mostra milhares de abelhas mortas ou agonizando próximo a uma lixeira de uma residência nesta semana. Segundo a Associação de Apicultores do Cone Sul (Apamel), a suspeita é que os insetos tenham sido envenenados por algum morador da cidade.
🐝🔎: A abelha que aparece no vídeo é da espécie Apis mellifera. Elas são de origem africana e atualmente vivem em todo o Brasil. Elas são o principal agente polinizador da natureza, com capacidade de polinizar 10 flores por minuto.
Vicente Moreira, presidente da Apamel e apicultor, recebeu um pedido de retirada das abelhas que tinham se instalado na zona urbana. Geralmente esse pedido é encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para os apicultores, já que a corporação não tem a estrutura necessária para o trabalho.
Assim que recebeu o pedido, a associação entrou em contato com o morador e informou que iria até o local no dia seguinte. Porém, quando um dos associados chegou no local, encontrou as abelhas caídas ao solo: muitas estavam mortas e outras agonizando. A suspeita é de envenenamento.
Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO
Comments